img-inverno

Cuidados com limpeza e organização durante o inverno

O inverno começou oficialmente no dia 21 de junho (mas é claro que um pouquinho antes o clima já estava beeeem frio). E como surgem algumas dúvidas quanto à limpeza durante esta estação do ano, nós separamos algumas dicas para que você mantenha sua casa organizada e limpa, ao mesmo tempo em que mantém sua família protegida de gripes e afins.

Leia mais abaixo!

Cuidados com limpeza organização no inverno

As principais características do inverno são as baixas temperaturas e o baixo índice de umidade do ar, tornando-o um prato cheio para problemas respiratórios.

Por isso, o primeiro passo é manter-se sempre hidratada (o). Atenção redobrada aos idosos e crianças: eles são mais sensíveis às mudanças climáticas. Além dos líquidos em si, existem frutas (como a melancia e melão) que desempenham o papel de repor líquidos, logo, são uma ótima opção.

Uma dieta que contenha vitamina C é fundamental. Essa vitamina é responsável por fortalecer o sistema imunológico. Você pode encontra-la em alimentos (goiaba, kiwi, morango, laranja, pimentão, brócolis, couve-de-bruxelas, acerola, caju etc) ou em comprimidos vendidos nas farmácias.

Agora que já está por dentro de algumas precauções, vamos às dicas de limpeza para o inverno que já está batendo em nossa porta:

1- Deixe o ar circular dentro do ambiente

Evite ficar com as janelas fechadas por muito tempo. Deixe que o ar fresco circule pela sua casa para combater o surgimento de mofo e ácaros. O sol é um grande inimigo dos ácaros!

Você pode optar por deixar as janelas abertas durante alguns períodos do dia específicos (como no almoço e jantar, por exemplo) ou deixar uma fresta durante o dia todo. Abra ao menos duas, para que o ar circule efetivamente.

É importante ressaltar que essa dica não vale apenas para o lar: os transportes públicos e o ambiente de trabalho também devem receber ar fresco para que os vírus e bactérias sejam retirados do ambiente e, assim, diminuir o risco de gripes.

2-  Retire o máximo de pó

Cuidados com limpeza organização no inverno

Nos dias de hoje é comum se deparar com pessoas alérgicas, isso se você que está lendo não ser também. Enfim, para que alergias e outros problemas respiratórios sejam prevenidos, tirar o pó é essencial.

Atente-se aos tapetes: eles acumulam bastante pó e, consequentemente, ácaros. Aspire-os toda semana e, se possível, lave-os.

Para os móveis, é recomendado utilizar o pano de microfibra, pois ele dispensa o uso de produtos químicos e é eficaz na retirada do pó, enquanto o espanador pode apenas espalhar a poeira.

3- Deixe as roupas estendidas no sol

As roupas que ficaram guardadas por bastante tempo também acumulam pó e pelos, principalmente as de lã. Isso acontece porque provavelmente alguns cuidados na hora de guarda-las não foram tomados: o certo é coloca-las em uma embalagem à vácuo ou em uma caixa plástica organizadora.

Caso queira algumas dicas sobre como organizar o guarda-roupa com caixas plásticas organizadoras, confira o nosso artigo ensinando esse método simples e eficaz: Como organizar o guarda-roupa?

Vale dizer que essas caixas são multiuso, ou seja, podem te auxiliar em muitas outras ocasiões do dia a dia relacionadas à organização.

Como já vimos acima, o sol é inimigo dos ácaros. Portanto, lave as roupas que não foram usadas recentemente e estenda-as no sol. Isso também vale para as roupas de cama: pelo menos uma vez por semana, estenda com que fronhas, cobertores e lençóis.

Até o colchão e os travesseiros devem receber luz solar!

Aproveitando que falamos sobre os itens do dormitório, uma dica interessante e ainda bem usada é colocar uma bacia de água embaixo da cama na hora de dormir, para que o ar seja umidificado aos poucos.

4- Prevenindo e combatendo o mofo

Para combater o mofo, procure fazer limpezas com água (passar pano no chão, lavar banheiros) durante o dia, pois o piso e as paredes demoram mais para secar, aumentando assim as chances de mofo.

Os banheiros, por acumularem umidade devido ao vapor do chuveiro, são cômodos propícios ao surgimento desse problema. Fique atento!

Caso ele apareça, existem diversas alternativas para combate-lo, sendo uma delas a mistura de bicarbonato de sódio (3/4 de xícara) e um balde de água quente. Aí basta esfregar a parede “contaminada” com uma escova de cerdas duras.

Todos esses cuidados, quando empregados conjuntamente nas tarefas diárias, resultam em um ambiente protegido e limpo. Esperamos que você tome as devidas precauções e combata os males trazidos pelo inverno. Continue acessando o nosso blog para mais conteúdo!



Compartilhar

Compartilhar:

Conteúdos que você pode se interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *