Evite o desperdício de alimentos no final do ano.

Act_Pleion_blog_post_img_1

No Brasil, 26,3 milhões de toneladas de alimentos são jogados no lixo por ano, e 45% deles são hortifrútis. Os dados geram preocupação porque precisam ser analisados mais profundamente.

Quando falamos em desperdício de alimento, também falamos no desperdício da energia, mão de obra, água e produtos envolvidos na produção e descarte desses alimentos. Ou seja, muita coisa importante anda parando no lixo!

Act_Pleion_blog_post_img_2

Por exemplo: 1 banana pesa aproximadamente 120g, ou seja, 60 litros de água para ser produzida, se jogarmos a casca fora, são desperdiçados 24 litros numa única casca banana não consumida! O que daria para tomar 3 minutos de banho, dar 2 descargas ou lavar o rosto 2 vezes! Fonte: Sabesp 2014.

É por isso que devemos ficar atentos ao desperdício de alimentos, principalmente em períodos de grande consumo, como as festas de final de ano. Mas como prevenir o descarte inapropriado de alimentos?

Grande parte dos alimentos que não consumimos e acabam indo para o lixo são resultado da falta de planejamento na hora das compras, pois sempre compramos mais do que precisamos. A forma mais simples de ajudar é PLANEJAR. Veja as dicas!

Act_Pleion_blog_post_img_3

  1. Faça uma lista antes de ir ao supermercado planejando a quantidade correta do que levar e evitando comprar mais do que precisa.
  2. Faça mercado com mais frequência, evitando que os alimentos sejam descartados porque estragaram.
  3. Guarde em potes plásticos os restos dos dias anteriores para elaborar novas receitas.
  4. Use recipientes de plástico transparente para guardar alimentos, assim você tem uma leitura rápida do que guarda. Caso contrário, você pode esquecer o que guarda e o alimento apodrece. Para isso, conte com os potes transparentes da Pleion!
  5. Não tem certeza se usará um alimento? Congele! Só procure saber se o alimento pode ser congelado e por quanto tempo.
  6. Comprou muitas frutas ou legumes? Faça sucos e sopas!
  7. Ajude quem passa fome, se está pensando em jogar fora uma quantidade de alimento razoável e ainda própria para consumo, dê para quem não tem o que comer.
  8. Se possuir jardim, que tal fazer seu próprio adubo? Aproveite alguns restos de comida para produzir húmus fazendo compostagem caseira.
  9. E na hora de almoçar fora, não se deixe levar pela quantidade de coisas disponíveis no buffet por quilo. Pondere e pegue apenas o que vai comer, sem deixar nada no prato.

Algumas atitudes simples podem fazer toda a diferença. Fazendo a nossa parte, poderemos ajudar a combater o desperdício.



Compartilhar

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


A Pleion se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

Aceito