tipos de plásticos

Conheça os diferentes tipos de plásticos

tipos de plásticos

O plástico é um dos materiais mais comuns em nossa rotina. Ele é matéria-prima para a fabricação de brinquedos, bijuterias, utensílios de cozinha, entre outros.

Sua utilização é muito frequente, devido a sua alta durabilidade, menor consumo de energia e maior facilidade de transporte e processamento.

produtos plásticos para armazenar alimento

Classificação dos tipos de plástico

Para sabermos de qual tipo de plástico é feito determinado produto, há um padrão utilizado pelas fábricas. Números cercados por um triângulo com setas nos rótulos dos produtos plásticos têm a função de alertar os consumidores sobre o descarte seletivo, além de orientar a separação correta de cada material.

No Brasil, a norma técnica dos plásticos (NBR 13.230:2008) foi concebida de acordo com critérios internacionais. A numeração separa os plásticos em seis diferentes tipos de materiais (PET, PEAD, PVC, PEBD, PP, PS), e ainda há uma sétima opção (outros), que normalmente refere-se a produtos plásticos fabricados com uma combinação de diversas resinas e materiais. Confira a figura abaixo:

plástico

 

MultiUso

Categorias dos plásticos

Os plásticos podem ser divididos em duas grandes categorias:

  1. Plásticos termorrígidos: Depois de resfriados e endurecidos, esses plásticos mantêm o formato e não conseguem voltar à sua forma original. São rígidos, duráveis e podem ser utilizados em peças de automóveis, aeronaves e pneus. Alguns exemplos são: poliuretano, poliéster, resinas epóxi e de fenol.
  1. Termoplásticos: Os termoplásticos são menos rígidos do que os termorrígidos e podem amaciar com o aquecimento e voltar à forma original. São facilmente maleáveis para produzir filmes, fibras e embalagens. Alguns exemplos são: polietileno (PE), polipropileno (PP) e cloreto de polivinila (PVC).

tipos de plástico

Mas quais são os plásticos termoplástico e termorrígido?

TERMOPLÁSTICOS

São aqueles materiais que podem ser reciclados, pois não sofrem alterações na estrutura química durante o aquecimento.

*Inclui uma variação do PP, o BOPP, plástico metalizado de difícil reciclagem, usual em embalagens de salgadinhos e biscoitos.

TERMORRÍGIDOS

Não são recicláveis porque não fundem com o reaquecimento.

2

MultiUso



Compartilhar

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


A Pleion se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

Aceito