Dicas para uma merenda escolar saudável

act_pleion_post_blog_volta_as_aulas_dicas_para_merenda-_escolar_01l

Atualmente, a rotina da maioria das famílias é corrida e o tempo é escasso até mesmo para as crianças. Muitas vezes também é difícil planejar a seleção de alimentos corretos e ideais para preparar a merenda ideal e colaborar com a saúde e qualidade de vida do seu filho.

Ao preparar lanches saudáveis, tente seguir três fatores: pouco açúcar, pouco sal e nada de gordura. Frituras são muito acessíveis às crianças em lanchonetes escolares (batata frita, pastel, enroladinho) e também são bastante atraentes, mas fazem muito mal à saúde.

O mais importante é educar seu filho para que ele entenda a necessidade de se alimentar bem. Não adianta preparar lanches saudáveis com todo o cuidado e carinho se ele for dividir biscoitos e bolos com o colega ou se recusar a comer a sua merenda. Uma boa orientação nos primeiros anos de vida vai garantir uma vida mais saudável para seu filho e evitar diversas doenças, incluindo a obesidade.

Selecionamos então algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa!

– Evite produtos que precisam de refrigeração

Eles podem estragar fora da geladeira. Caso seu filho tenha uma lancheira térmica ou a escola do seu filho disponibilize a opção de colocar a merenda na geladeira, aproveite para incluir iogurtes, que são boas fontes de nutrientes, com cálcio e vitamina D.

– Adicione uma fruta

Prefira aquelas que são fáceis de comer, como a banana, a tangerina, a maçã, o morango e a uva. Para mandar frutas que necessitam mais trabalho, como kiwi, melão e melancia, pique tudo e coloque num pote pequeno com tampa, como os da Pleion. Para evitar que escureçam, corte com faca de cerâmica ou esprema uma laranja por cima.
As frutas podem vir também na forma de suco. Nesse caso, faça o suco em casa, garantindo assim a ausência de açúcar e conservantes.

act_pleion_post_blog_volta_as_aulas_dicas_para_merenda-_escolar_02

– Inclua uma opção de carboidrato

Um pão (integral, se possível) com geleia ou queijo. Ocasionalmente coloque biscoitos (sem recheio e preferencialmente integrais), mas nunca o pacote inteiro. Separe a quantidade adequada à idade da criança. Barrinhas de cereais também são boas alternativas de carboidrato, pois tem variedade de sabores, são práticas e saudáveis.

– Evite doces

Além de não serem saudáveis, eles deixam as crianças agitadas e, como normalmente não escovam os dentes no recreio, podem causar cáries.

– Não esqueça da garrafinha de água

Crianças geralmente esquecem de beber água, e não é bom que elas fiquem o turno inteiro da escola sem hidratação. Assim também o hábito de beber água e não apenas outras bebidas adoçadas é criado e incentivado.

– Lanches saudáveis e divertidos

Para deixar a merenda mais atraente, tente fazer com que ela fique mais divertida. Use a criatividade: coloque bilhetinhos engraçados e brinque com os alimentos.

act_pleion_post_blog_volta_as_aulas_dicas_para_merenda-_escolar_03



Compartilhar

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


A Pleion se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

Aceito