10 dicas para economizar com as compras no supermercado

10 Dicas para Economizar no Supermercado

Fazer compras no supermercado pode ser uma delícia, mas também pode ser um perigo. Isso porque é muita variedade de produtos, tentações e promoções de coisas que nem sempre precisamos, e isso acaba prejudicando no orçamento final.

Por essas e outras razões é necessário estar sempre alerta para fazer compras saudáveis, priorizar custos-benefícios e aprender a economizar, tanto dinheiro quanto evitando desperdícios de alimentos.

Fazendo compras no mercado economizando

Para aprender como fazer suas compras de um jeito otimizado, confira estas 10 dicas para economizar com as compras no supermercado:

  1. Confira o que ainda tem

Um dos piores erros é não dar uma vistoria nos armários, na geladeira e na dispensa antes de sair para fazer as compras. É nessas horas que encontramos produtos escondidos que nem sabíamos que ainda tinham, ou até mesmo produtos próximos do fim de validade. E aproveite para fazer um cardápio com o que ainda tem na geladeira, assim não há espaço para o desperdício.

  1. Faça (e siga) uma lista de compras

Durante a revisão da geladeira e dos armários, vá anotando o que é necessário comprar. NECESSÁRIO, ok? Muitas pessoas até fazem esse tipo de lista, mas acabam não cumprindo à risca quando chegam no supermercado, comprando além do que precisava. Essa parte já tem a ver com sua disciplina na hora das compras, então procure se controlar também.

  1. Evite compras mensais

Para evitar desperdícios, a melhor opção é fazer compras semanais ou quinzenais. Assim você evita grandes estoques nos armários, geladeira entulhada e diminui as chances de algo perder a validade. É uma forma também de ter mais opções frequentes e alimentos sempre frescos. Falando em alimentos sempre frescos, aprenda a guardar corretamente seus alimentos da feira!

  1. Não faça compras com fome (é sério)

Parece piada, mas não é! Ir ao supermercado com fome estimula mais gastos. Você passa a ser motivado pela fome e acaba comprando coisas em maior quantidade ou apenas pela gula. As chances de você comprar uma pizza congelada estando com fome é muito maior! Sendo assim, nada de ir na hora do almoço fazer compras.

  1. Utilize potes transparentes

A forma como você organiza e armazena produtos faz toda a diferença no consumo, durabilidade e qualidade dos alimentos. Usando os potes da Pleion, por exemplo, você mantém tudo fresquinho e aumenta o tempo de conservação. Outra dica é focar em potes transparentes, para você visualizar facilmente o conteúdo e não esquecer de consumir.

Guardar compras do mercado

  1. Cuidado com as promoções

O hábito de comprar coisas apenas pelos preços em oferta é um perigo. Além de deixar a conta final mais alta, traz mais chances de desperdícios. Uma das exceções para aproveitar bem uma promoção é de produtos de limpeza ou alimentos com prazo de validade mais extenso; se o preço estiver realmente atraente e você consumir com frequência, pode valer muito a pena aquela oferta “3 por 1”.

  1. Considere as marcas dos supermercados

Quase sempre ignoramos os produtos com a marca do supermercado, né? Na maioria das vezes, tais marcas contam com produtos de ótima qualidade e com preço muito menor do que o das marcas mais conhecidas. Sendo assim, nas próximas compras, dê uma chance aos produtos do supermercado em que você costuma ir.

  1. Informe-se sobre cartões do supermercado e suas vantagens

Alguns supermercados contam com cartões de vantagens próprios para seus clientes, oferecendo ofertas exclusivas para quem possui. Informe-se sobre descontos, ofertas e outras vantagens que você pode ter, principalmente se frequenta esse mercado com frequência. Se o cartão não tiver nenhum custo com anuidade ou taxas mensais, pode valer muito a pena.

  1. Confira a nota fiscal da última compra

Sempre que for fazer uma nova compra, pegue a nota fiscal da última e dê uma olhada nos produtos que você comprou, avaliando quantidade, preços, o que poderia ser eliminado, o que faltou, etc. É importante ter como base uma compra anterior para saber como pode melhorar o orçamento do mês em questão.

  1. Desafio: Dinheiro contado no bolso

Experimente levar ao supermercado uma quantidade limitada de dinheiro ou X reais no cartão de débito para fazer a compra. Isso motiva a calcular melhor tudo o que entra no carrinho, pode ter certeza! É uma forma mais rígida e consciente para quem extrapola o cartão de crédito com frequência nas idas ao supermercado.

O que achou destas dicas? Acha que vai conseguir melhorar o orçamento das suas compras a partir deste mês? O desafio está lançado!

news

 



Compartilhar

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


A Pleion se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

Aceito