Dicas para evitar ou retirar o mau cheiro em potes plásticos

potes-plasticos

Os potes plásticos são uma verdadeira evolução da cozinha moderna. Eles são fabricados em diversos tamanhos e formatos, podem ter ou não tampa, são fáceis de serem empilhados e encaixados em armários e prateleiras, podem ser etiquetados e separados de acordo com a sua preferência e são as melhores opções na hora de transportar, armazenar e conservar melhor os alimentos, seja no refrigerador ou não.

Porém é preciso se atentar a alguns fatores para que a durabilidade dos seus utensílios seja ainda maior e para que tudo que for colocado ali permaneça sempre fresquinho e saudável. Já demos aqui no blog algumas dicas de conservação e limpeza de potes plásticos que também poderão ser de grande ajuda, mas nesse post vamos ensinar algumas maneiras de evitar que seus potes fiquem impregnados com odores desagradáveis e, caso já estejam, como fazer para tirar e deixá-los inodoros novamente!

Como evitar que os potes plásticos fiquem com cheiro ruim?

– Potes fechados tem mais probabilidade de ficarem impregnados, principalmente se estiverem úmidos, então guarde-os sempre secos e destampados. Isso vai permitir a circulação do ar e você ainda pode empilhá-los para economizar espaço.

– Procure lavar os utensílios plásticos sempre logo após a utilização, de preferência com água morna e detergente.

– Separe recipientes específicos para salgados e doces. Isso minimizará a transferência de odores.

– Mantenha um pote exclusivo para armazenar cebola e alho.

potes-plásticos

– Procure manter a utilização dos potes plásticos restrita ao armazenamento, conservação ou transporte. No momento de esquentar os alimentos no micro-ondas, prefira transferi-los para um recipiente de vidro ou para um prato. Além de evitar odores indesejados, isso também reduz as chances de que seus potes fiquem manchados.

Como tirar o mau cheiro de potes plásticos

– Repolho: O repolho é capaz de neutralizar as partículas de mau cheiro. Corte-o em pedaços grandes, guarde no pote plástico, tampe e deixe por 12 horas no mínimo. Depois lave com detergente neutro e guarde o recipiente destampado e seco.

– Jornal: esfregue um pedaço de jornal pela parte interna do utensílio e depois coloque mais algumas folhas amassadas dentro, tampe e deixe descansar de um dia para o outro.

– Carvão: Guarde um pedaço de carvão no recipiente plástico e deixe-o fechado até que o odor suma. Isso acontecerá graças ao poder de absorção do carvão.

– Bicarbonato: Misture bicarbonato de sódio e água até que fique homogêneo e em consistência de pasta. Aplique pela parte de dentro do pote e deixe repousar por um ou dois dias e lave.

Outra opção é misturar água e bicarbonato de sódio, encher o recipiente plástico e tampar. Deve-se então, levar ao congelador por 48 horas e retirar o bloco de gelo. O plástico estará sem nenhum odor.

potes-plasticos

– Limão: Esfregue um limão cortado ao meio por todo o interior dos potes, deixe descansar por alguns minutos e então lave como de costume.

– Borra de café: Armazene pó de café usado no utensílio fechado para que este absorva os odores. Deixe descansar da noite para o dia, retire e lave.

– Sol: Deixe os potes abertos expostos ao sol por algumas horas para que a ventilação e o calor possam eliminar o mau cheiro.

– Baunilha: Pingue algumas gotas de essência de baunilha dentro do recipiente e complete com água. Deixe descansar algumas horas e lave.

Água sanitária: Adicione 1/2 xícara de água sanitária para 1 litro de água e deixe o utensílio de molho por 2 horas. Depois lave bem.

potes-plasticos

Diversos alimentos, como por exemplo: alho, cebola, peixes, ovos e alguns temperos e especiarias possuem cheiro forte que pode ser passado transferido e até mesmo contaminar a comida armazenada posteriormente no mesmo recipiente. Após utilizar para guardar ou aquecer a comida, pode acontecer de alguns odores permanecerem mesmo após a lavagem, então seguindo essas dicas, esse problema pode ser resolvido de forma rápida e prática e todos os seus potes plásticos estarão sempre em dia!



Compartilhar

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


A Pleion se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

Aceito