Dicas para se destacar como chef de cozinha e consevar melhor os alimentos em potes plásticos

act_pleion_post_blog_chefs_de_cozinha_01

Restaurantes costumam ser empreendimentos de difícil sobrevivência no mercado por conta da grande concorrência e da demanda de detalhes e de verba que devem ser considerados para a manutenção da qualidade a longo prazo. O mundo gastronômico é repleto de aprendizados diários e de muita dedicação.

Para ser um chef respeitado e conhecido no meio, é necessário ter muita técnica, experiência e estar em constante evolução. Nenhuma faculdade de gastronomia concede a formação de Chef, o diploma te torna gastrólogo. O título de chef, é adquirido com os anos de profissão, depois de muito trabalho e estudo e de passar por todas as áreas de um restaurante (cozinha quente, confeitaria e panificação). A não ser que você abra seu próprio negócio e se nomeie Chef, o caminho será esse.

Estar nesse ramo implica ter pelo menos um pouco de conhecimento prévio e informações sobre todas as variáveis que podem influenciar na cozinha. Confira algumas estratégias práticas para saber quais habilidades trabalhar  e ganhar mais experiência como cozinheiro ou chef.

potes plásticos

Como se destacar como chef de cozinha?

– Treine em casa. Cozinhar em um restaurante é muito diferente de cozinhar entre família e amigos, mas aproveite as oportunidades para conhecer com os diferentes tipos de ingredientes e técnicas.

– Desenvolva habilidades com os equipamentos e acessórios de cozinha e aprenda sobre como armazenar, transportar e conservar melhor os alimentos. Com o tempo você começará a perceber quais ferramentas são úteis e funcionam melhor para você e quais são desnecessárias.

– Conforme for cozinhando e aprendendo, descubra qual tipo de comida você prefere fazer e qual se encaixa melhor ao seu perfil. Você se vê trabalhando num tipo especifico de cozinha? Você gosta mais de fazer doces ou salgados? Os seus interesses vão te auxiliar na hora de determinar o tipo de curso ou emprego que você vai procurar.

– Aprenda a lidar com pessoas. Os chefs de cozinha estão habituados a trabalhar sob pressão e ainda assim manter um bom desempenho. Se a expectativa das pessoas não for atendida ou superada, elas podem devolver os pratos e/ou critica-los de forma dura e cruel. Descubra o quanto antes se você será capaz de lidar com esse tipo de pressão diariamente.

– Visite bons restaurantes para experimentar a comida, se inspirar e ver como eles funcionam. Se possível, preste atenção no trabalho dos funcionários e em como os mesmos desenvolvem suas funções por conta própria e em equipe para fazer com que o restaurante funcione perfeitamente.

– Leia críticas e revistas de restaurantes, visite perfis de grandes chefs de cozinha em redes sociais, blogs sobre o tema e qualquer outro tipo de literatura relacionada às artes culinárias. Ter um bom conhecimento técnico da área é tão importante quanto a prática.

– Tenha em mente que a satisfação da clientela é uma das principais chaves do seu sucesso. Por isso, saber ouvir críticas construtivas, se responsabilizar e se esforçar para garantir a qualidade dos produtos, dos serviços e do atendimento é essencial! Você sabia, por exemplo, que a maioria das intoxicações alimentares são causadas por mãos sujas?

Limpeza e cuidados são fundamentais. Se a Vigilância Sanitária encontrar um único produto vencido, o responsável pelo restaurante pode ser até preso. Por isso, o controle deve ser constante e diário.

É importante lavar as mãos constantemente, controlar prazos de validade e a temperatura do lugar onde o alimento é armazenado garantindo que os mesmos sejam conservados e transportados, de preferência dentro de caixas plásticas higiênicas, com tampa e cantos arredondados.

potes plásticos

button (3)



Compartilhar

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *