como organizar o ambiente de trabalho

Como organizar o ambiente de trabalho?

como organizar o ambiente de trabalho

Confira algumas dicas especiais para tornar o seu ambiente de trabalho mais aconchegante e aumentar a sua produtividade.

Seja no home office ou na empresa, um ambiente de trabalho desorganizado faz com que você perca o foco do que precisa fazer, pode causar ansiedade e prejudicar o seu desempenho.

Se você busca ser mais produtivo, saiba que o primeiro passo é a organização do seu ambiente de trabalho, isso irá te deixar mais confortável para desempenhar bem o seu papel, mas como organizar o ambiente de trabalho? A equipe Pleion separou algumas dicas especiais para te ajudar nisso, confira:

 

Escolha o ambiente adequado

Definir um ambiente para realizar as suas tarefas faz total diferença, claro que você terá mais opções se estiver em casa, mas na empresa isso também é possível. Ficar em locais pequenos, sem muito espaço para colocar as suas coisas tende a ser desagradável à rotina, por isso, é preciso avaliar bem.

Em casa, o ideal é que você escolha um ambiente que consiga se desvencilhar no fim do dia para descansar e não ter a impressão de que está sempre trabalhando. Já na empresa, procure um local que te ajude a ter foco e te agrade, seja ele perto ou longe de plantas, ar condicionado ou corredores, avalie o que faz mais sentido e verá como isso é fundamental para saber como organizar o ambiente de trabalho.

 

Organize a papelada

Algumas pessoas trabalham com inúmeros papéis espalhados pela mesa, o ideal é mantê-los organizados, de preferência, se você puder digitalizá-los para facilitar uma futura busca, é o ideal para tirar o excesso do seu ambiente.

Desta maneira, você pode armazenar os itens físicos em locais apropriados, como caixas, e ter uma segurança de emergência, deixando os arquivos online para uma consulta repentina, sem precisar deixá-los acumulados e atrapalhando a sua rotina diária de trabalho.

 

Utilize a ferramente dos “5S”

Criado no Japão, a ferramenta dos “5S” surgiu para ajudar o país a combater o desperdício em um local destruído pela 2.ª Guerra Mundial, e hoje é utilizado para a organização de materiais físicos. As palavras que regem esse princípio são: seiri (classificar), seiton (organizar), seiso (limpar), seiketsu (padronizar) e shitsuke (manter).

Classificar: envolve determinar o que realmente precisa estar no seu ambiente de trabalho e se livrar do que é desnecessário.

Organizar: é conseguir classificar onde cada coisa irá ficar, principalmente no dia a dia, lembrando de guardar tudo corretamente após o uso.

Limpar: manter todos os equipamentos sem sujeiras, preservando a conservação dos equipamentos, tornando o local mais agradável.

Padronizar: organize as cores, iluminação, local, coloque etiqueta no que for preciso e tenha tudo que usa com frequência de fácil acesso.

Manter: talvez esse seja o passo mais difícil, ele envolve comprometimento com todas as etapas anteriores e é o que mais vai te ajudar a ter um bom ambiente de trabalho.

 

Organize tudo em caixas empilháveis da Pleion

Se você possui muitos arquivos e coisas que não podem ser simplesmente descartadas, é preciso que você as organize de maneira segura para não estragar e também com fácil acesso, para encontrar o que for necessário com praticidade. Nesses casos, a dica de ouro é utilizar caixas empilháveis bioprátikas.

Além de conseguir organizar todas as suas coisas, também é possível economizar espaço, já que as caixas são empilháveis, facilitando a rotina de trabalho. Com modelos de caixas de diversos tamanhos, é possível escolher a que melhor se encaixa nas suas necessidades e que te ajudaram a otimizar o seu ambiente de trabalho.

Na Pleion você encontra plástico para o seu dia, temos caixas empilháveis e muitos outros produtos multiuso para facilitar a sua vida. Confira mais acessando o nosso site.



Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


A Pleion se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

Aceito