Reciclagem de Plásticos: Como é feita? Conheça 3 tipos!

Act_Pleion_blog_post_img_1

Que o plástico é um material altamente reciclável disso todos sabem. Mas você sabia que existem 3 diferentes processos de reciclagem, cada um transformando o plástico em um produto final diferente? Vamos falar sobre isso de forma breve neste artigo, confira!

Mas antes, como é feita a reciclagem de plásticos?

Em geral, a reciclagem consiste em três processos: coleta e separação dos produtos plásticos; revalorização, quando o material já separado passa por um processo que faz com que ele volte a ser matéria-prima; e transformação, que é a fase em que o material transformado em matéria-prima volta a ser produto. A seguir, vamos falar dos 3 tipos de transformação do plástico!

1. Reciclagem Mecânica

É o método mais comum, que transforma os plásticos de sobra industrial ou descartados pós-consumo em pequenos grânulos que são utilizados na produção de novos materiais, como sacos de lixo, embalagens, peças de automóvel, etc. O resultado são resinas plásticas, como na imagem abaixo:

Act_Pleion_blog_post_img_2

2. Reciclagem Química

Um processo mais elaborado que transforma os plásticos em materiais petroquímicos básicos, os quais servem de matéria-prima para a criação de produtos que precisam de uma qualidade mais elevada.

3. Reciclagem Energética

Por fim, o terceiro tipo consiste na tecnologia que transforma o plástico em energia térmica e elétrica, aproveitando, por meio da incineração, o poder calorífico armazenado neles.

Além disso, esse tipo de reciclagem permite também que os plásticos sejam aproveitados como combustível. Infelizmente, essa opção ainda não é muito utilizada no Brasil.

Act_Pleion_blog_post_img_3

Mas fique atento! Nem todo o plástico pode ser reciclado. Nas embalagens, é preciso que elas tenham o símbolo da reciclagem impresso.

Como consumidor, você pode ajudar o meio ambiente da seguinte forma: dê preferência aos produtos de empresas que reciclem e que, assim como a Pleion, respeitam o meio ambiente e incentivam a sustentabilidade em todos os seus processos produtivos. Conte com a Pleion! Conheça nossa linha completa de produtos no nosso site clicando aqui.


Artigo publicado originalmente em 18/12/2015 e editado e atualizado em 30/10/2020.


Compartilhar

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


A Pleion se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

Aceito