Como organizar a sua loja para atrair mais clientes?

Muitas vezes, ao entrarmos em determinados ambientes, surge uma sensação boa que dá vontade de ficar mais tempo naquele local. Isso pode acontecer em shoppings, lojas, casa de parentes… Enfim, em qualquer lugar. Mas você sabia que isso pode ser feito propositalmente, em casos de estabelecimentos comerciais? Veja algumas dicas para organizar sua loja e assim passar uma boa sensação e atrair mais clientes!

Como organizar sua Loja para atrair mais clientes?

Existem muitas opiniões quanto à posição dos itens em uma loja, e hoje pretendemos desmistificar alguns conceitos que atrapalham a experiência do consumidor ao visitar ou passar em frente à sua empresa. “Começando do começo”, vamos falar da vitrine!

Organizando a vitrine da sua loja

Ninguém passa em frente a uma loja e diz: “Olhe só que loja feia, vamos entrar?”. Ocorre totalmente o inverso, ou seja, fachada e vitrine bonitas atraem clientes!

Atente-se à iluminação! É ela que torna possível visualizar os produtos. Também vale citar que uma vitrine apagada não estimula ninguém a olhar, pois na maioria dos casos é desinteressante.

Só na maioria dos casos? Bem, existem situações, como a divulgação de uma televisão, por exemplo, onde a baixa luminosidade pode dar um arzinho de cinema e ajudar na atração. Cada segmento é um segmento, então saiba identificar se o seu pode se beneficiar com pouca ou muita luz.

Quando alguém está querendo comprar algo, está animado, logo, precisa de uma vitrine que corresponda a esse estado de espírito. Portanto, uma iluminação adequada é fundamental!

Dica: Luzes fluorescentes de LED dão conta do recado, iluminando bem, e ainda gastam menos energia.

Ainda sobre vitrines, há um conceito errôneo na hora de colocar os produtos de “Quanto mais, melhor”. Isso transmite uma imagem de bagunça e não dá destaque a nenhum produto. Portanto, é necessário balancear o espaço disponível e a quantidade de mercadorias expostas.

Organizar a vitrine

Veja na imagem acima, por exemplo, como a iluminação é direcionada aos produtos expostos e não existe nada em excesso. O comerciante optou por deixar boa parte da vitrine livre para que os pedestres possam observar o interior da loja. Ótima estratégia!

Por fim, nunca se esqueça de avisar sobre promoções e descontos com placas ou adesivos nas vitrines. Chama mesmo a atenção!

Organizando o interior da Loja

Existem 3 pontos-chaves para organizar no interior da loja:

  • Organização das mercadorias;
  • Ambiente – temperatura e sonoridade; e
  • Decoração

Organização das Mercadorias

Uma loja bem organizada, com seções e produtos bem divididos é eficiente e traz resultados! Excesso também não é bem-vindo. Saiba harmonizar a quantidade de produtos e a visibilidade que eles recebem.

Loja bagunçada

Nessa imagem podemos ver um amontoado de telas juntas, sem destaque algum. Resultado? CONFUSÃO e DESARMONIA. E desorganização, se olharmos as caixas na prateleira logo abaixo.

organização loja para atrair mais clientes

Já nessa outra, o resultado é completamente diferente. As telas estão posicionadas numa distância confortável para o cliente, num local onde ele pode interagir com o equipamento naturalmente, sem precisar se esforçar. É disso que estamos falando!

Aos poucos, vá fazendo mudanças em sua loja até notar o que mais atrai consumidores. O melhor jeito de se aprender é na prática.

Temperatura e som do ambiente

Mantenha a temperatura agradável, principalmente nos dias de calor. O Brasil é um país tropical, mas não é por isso que precisamos suar durante as compras.

Quanto ao som do local, isso também é importante, portanto saiba adequá-lo a seu público. Uma loja de chocolates não combina com rock pesado, mas pode se dar muito bem com músicas mais calmas, por exemplo.

Cuidando da decoração

Faça com que os visitantes sintam-se bem no seu ambiente, e a decoração é algo que ajuda nisso! Deve ser feita de acordo com o segmento da empresa. Para um empreendimento de eletrônicos, um design clean e cores claras são eficazes. Para uma doceria, tons pasteis combinando com madeira podem remeter aos deliciosos anos 80 e trazer ótimas sensações. E assim vai!

O importante é investir na decoração! No mundo moderno, a qualidade de um produto não é mais um diferencial, e sim uma obrigação. Os diferenciais tornaram-se todo o resto, inclusive a decoração. Não fique para trás!

Dica: Dentro de um estabelecimento, é comum haver zonas quentes (onde as pessoas sempre vão) e zonas frias (onde passam menos visitantes). Identifique-as e foque na decoração das zonas quentes, sem esquecer das zonas frias.

Organizando o estoque

Os clientes não têm acesso ao estoque, mas ele é fundamental para a organização de um estabelecimento que quer se manter ativo no mercado.

O controle de mercadorias eficiente no estoque agiliza tanto o processo de venda quanto o de encomenda, pois sabe-se com precisão quantos exemplares do produto X já foram vendidos, quantos precisam ser encomendados, quantos sobraram de Y, etc.

Dica: Não é preciso fazer altos gastos para possuir um estoque de qualidade. Uma excelente alternativa é utilizar caixas plásticas na organização do estoque, visto que os produtos podem ser armazenados dentro delas. Basta etiquetá-las para manter tudo em ordem. Veja exemplos abaixo:

  • Caixas empilháveis otimizam o espaço e são fáceis de organizar:

Como organizar sua loja para atrair mais visitantes?

  • Caixas Plásticas Organizadoras são as mais comuns:

Caixa Plástica Organizadora

Caixa Plástica Organizadora 0570

Você envia produtos via Correios? Essas bandejas são ótimas para separar os pedidos:

Bandeja

Seguindo estas dicas, a sua loja vai ficar muito mais atrativa ao público. Mas não se esqueça de treinar os atendentes para que a experiência dos clientes seja ainda melhor!

Assine nossa newsletter para receber mais conteúdos. E saiba mais sobre estes e outros produtos Pleion no nosso site clicando aqui!


Artigo publicado originalmente em 10/04/2018 e editado e atualizado em 29/10/2020.


Compartilhar

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


A Pleion se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

Aceito