9 Dicas infalíveis para deixar a casa em ordem e trazer harmonia para o ambiente

Deixar a casa em ordem não é questão apenas de limpeza, mas também de possuir o hábito de organização. No artigo de hoje vamos dar algumas dicas para você completar essa tarefa e deixar o ambiente do lar bem organizado.

Deixar a casa em ordem

Nada pior do que chegar em casa e se deparar com aquela tremenda bagunça, onde você não consegue encontrar uma roupa, um acessório ou qualquer outra coisa que queira por causa da bagunça. Para resolver isso, é preciso mudar os hábitos ou pelo menos largar alguns maus costumes.

Veja a seguir 9 dicas para deixar a casa em ordem:

1- Organização das Roupas

Não deixe as roupas em cima da cama, sofás e outros móveis, pois isso é um dos principais motivos da bagunça tomar grandes proporções. Use um cabideiro para as roupas que utiliza no dia a dia, mas sem exagerar, senão o cabideiro vai virar um amontoado de roupas. Acostume-se a dobrar e guardar aquelas roupas que foram usadas apenas uma vez, evitando que ocupem espaço.

É preciso, também, possuir um local na casa específico para a roupa suja. Na lavandeira é possível usar uma bacia plástica para colocar a roupa suja e/ou para colocar as roupas já lavadas e secas, que ainda precisarão ser passadas, como no exemplo abaixo:

Deixar a casa em ordem com bacias plásticas

Caso queira saber mais sobre a organização de vestuário, nós temos um artigo específico explicando como organizar o guarda-roupas.

2- Organização dos Documentos e Papelada

Documentos são coisa séria! Portanto, separe um tempinho para reunir e dividir os seus documentos e daqueles que dividem a casa com você. Separe por pastas e as etiquete. Exemplo: Carro, Faculdade, Documentos Pessoais e assim por diante.

Feito isso, armazene-as em um caixa plástica para que fique tudo bem protegido.

Já a papelada diz respeito a papéis em geral, que recebemos no dia a dia. É possível usar a mesma metodologia da documentação com a papelada. Use algumas pastinhas e evite que a mesa da sala ou a gaveta da escrivaninha fique transbordando de papéis.

3- Desapegue

Muitas vezes nos deparamos com itens espalhados pela casa que não fazem o menor sentido. Dê uma vasculhada geral e se desapegue desses objetos que só servem para ocupar espaço. Você pode vendê-los em sites online (se tiverem algum valor), doar ou, nos piores casos, mandar direto para o lixo.

Isso ajuda a diminuir o volume de coisas na casa, mantendo-a em ordem por mais tempo.

4- Guarde tudo em seu devido lugar

Um hábito fundamental para a organização da casa é, após utilizar algo, devolver ao lugar certo. Sapatos na sapateira, documentos em suas devidas pastas e assim por diante. Evite deixar as coisas espalhadas por onde passar, pois isso dificulta ainda mais a tarefa de manter a casa em ordem.

5- Não acumule

Antes de comprar ou levar algo pra casa, veja se o que está em mãos é realmente útil e necessário. Pois, caso contrário, o volume de itens na casa aumenta, tornando mais complicado organizá-la.

Não adiantará de nada desapegar-se de certos objetos se, dali há um tempo, você os substituir por outros semelhantes.

6- Limpe as superfícies após usá-las

Nem que seja apenas um paninho, é bem interessante higienizar a superfície após usá-la, pois isso dá um ar de organização ainda maior ao cômodo. Acabou de jantar? Higienize a mesa rapidamente.

Nos sentimos “mais culpados” em desorganizar um ambiente que está limpinho, ou seja, esse tópico ajuda indiretamente na organização. Limpeza e organização andam lado a lado!

7- Tem crianças na casa?

Se sim, o item 7 é especial para você. É preciso fazer com que os pequenos entendam desde cedo a importância da organização, portanto, ensine-os a guardar os brinquedos, os materiais escolares e outras coisas após o uso.

Deixar a casa em ordem com caixas plásticas

As caixas plásticas podem ser muito boas nesses casos devi ao seu custo-benefício, já que são suficientes, possuem diferentes tamanhos e podem ser alcançadas pelas crianças, além de possuírem um preço em conta.

8- Sobre as gavetas

Se a bagunça dominar as gavetas, tanto dos guarda-roupas quanto das cômodas, é provável que domine também a parte externa desses móveis. Além disso, é ruim revirar toda a gaveta e não encontrar a peça que procuramos.

Use organizadores de plástico Pleion para manter roupas íntimas e roupas de banho em ordem:

Deixar a casa em ordem com organizadores

Eles podem ser colocados dentro da própria gaveta.

9- Não use a garagem ou qualquer outro cômodo como “quartinho da bagunça”

Essa mentalidade de possuir um espaço para a bagunça pode facilmente se espalhar para outros cômodos, logo, precisamos evitá-la ao máximo! E, falando em garagem, confira o nosso artigo que ensina alguns truques para organizá-la.

Antes de colocar em prática esses passos na casa inteira, comece por um só cômodo e vá mudando os hábitos aos poucos, pois assim fica mais fácil de adaptar-se. Continue acompanhando nosso blog para saber tudo sobre organização!



Compartilhar

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


A Pleion se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

Aceito