Organziar despensa

10 ótimas dicas para organizar a despensa de forma eficiente

Organziar despensa

Ter uma despensa para armazenar o estoque de alimentos bem organizada é essencial para auxiliar no dia a dia. E sabe o que pode te ajudar com isso? Caixas e potes plásticos! Confira dicas de organização para a sua despensa a seguir.

Mas antes: Por que organizar a despensa é tão importante?

Uma despensa desorganizada pode “esconder” produtos, os quais você até encontra depois de muito tempo e nem lembrava que tinha; ou ainda te fazer perder produtos pela data de validade, de tão “bem guardados” que estavam; ou até mesmo as embalagens dos produtos podem ser comprometidas, fazendo você descartar o produto antes mesmo de consumir.

Organizar despensa

Justamente para evitar coisas assim que a organização da despensa é importante, pois ajuda a manter a qualidade e integridade dos alimentos, evita desperdícios, mantém a área limpa e deixa tudo em fácil alcance para quem lida diariamente com a cozinha. E sabe o que mais? Pode até inspirar você a cozinhar com mais prazer!

A seguir, confira as dicas que separamos pra você arrumar sua despensa, contando com a ajuda extra dos potes plásticos e caixas da Pleion.

10 dicas de organização para sua despensa

1. Limpeza antes de tudo:

O primeiro passo é retirar tudo o que está no seu armário, desde alimentos e temperos a potes, caixas e demais itens de organização. Passe um pano com álcool no local e então comece a organização.

Organizar despensa

2. Confira as datas de validade:

Dê uma revisada geral em todos os produtos checando as datas de validade. Jogue fora o que já estiver fora do prazo e separe aquilo que estiver próximo de vencer.

3. Use caixas organizadoras:

Para organizar sua despensa, conte com itens que facilitem o manuseio e ordenação dos alimentos, como caixas organizadoras transparentes para você visualizar o conteúdo sempre. Nada de esconder produtos! As Caixas Bioprátikas com Tampa da Pleion podem te ajudar com isso; escolha o tamanho adequado para seu armário e organize bem os alimentos.

Caixa bioprátika com tampa

[0310, 0320 e 0330]

4. Divida por categorias:

A organização fica ainda mais otimizada se você dividir seu armário da despensa por categorias. Exemplo: Junte os grãos e farinhas num canto; depois enlatados, líquidos, doces e temperos no outro lado. Acomodar cada uma dessas “famílias” de produtos pode ser muito eficiente para o dia a dia.

5. Data de validade à vista:

Uma boa forma de guardar os produtos é deixá-los com a data de validade sempre à vista, assim você visualiza bem o que está próximo do fim do prazo. Mais uma razão para os potes plásticos usados serem transparentes.

6. Colocar produtos próximos a vencer na frente:

Estes produtos devem ficar em mais fácil alcance para uso em curto prazo. Você pode utilizar uma Caixa Bioprátika Empilhável sem tampa para deixar esses produtos sempre à vista bem na frente do armário.

Caixa Bioprátika Empilhável sem tampa

[0420]

7. Embalagens abertas em potes com tampa:

Coloque os mantimentos abertos ou com embalagens danificadas em potes com tampa. Não esqueça de etiquetá-los com a data de validade, caso a embalagem tenha comprometido essa informação. Além de práticos e higiênicos, os potes dão um charme na sua despensa, como esta Caixa Bioprátika com tampa da Pleion.

Caixa Bioprátika com tampa

[0325]

Aproveite também e aprenda a organizar potes plásticos no armário!

8. Bebidas na parte inferior:

Guarde garrafas de sucos, refrigerantes e outras bebidas na parte inferior do armário da despensa. Para isso, você pode usar recipientes maiores, garantindo ainda mais integridade das bebidas, como esta Caixa Organizadora Multiusocom capacidade de 42L da Pleion.

Caixa Organizadora Multiuso

[0570]

9. Classifique por frequência de uso:

Deixe os itens de mais uso diário na parte de cima do armário, como temperos, molhos, potes de arroz, feijão, macarrão e demais produtos que você precisa em fácil alcance; e deixe as prateleiras inferiores para aqueles produtos com uso menos frequente, como estoques.

10. Seja criativo:

As dicas acima já vão otimizar muito a organização da sua despensa, mas somente você poderá arrumá-la de acordo com suas necessidades. Com o hábito da organização e o passar do tempo, você vai aperfeiçoando, encaixando produtos em novos cantos, liberando espaço e inventando suas próprias regras de organização! Com a Pleion, é fácil organizar sua despensa. Conte com nossas caixas organizadoras, com e sem tampa, potes plásticos, bandejas, caixas empilháveis e o que mais precisar. Continue acompanhando nossas dicas aqui no blog!



Compartilhar

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *