Dicas de conservação e limpeza de potes plásticos

conservar potes plásticos

Os potes plásticos são itens essenciais tanto em cozinhas domésticas, quanto de restaurantes, bares, praças de alimentação e diversos outros tipos de estabelecimentos. No artigo de hoje você vai conferir como deixá-los limpos e como mantê-los conservados por mais tempo.

Existem recipientes plásticos disponíveis em muitos tamanhos e formatos e normalmente eles são de grande ajuda para o armazenamento, transporte e conservação de praticamente todos os tipos de alimentos, desde vegetais até molhos, passando por óleos, carnes e doces.

potes plásticos

As embalagens plásticas, também são produtos que possuem ótima durabilidade e resistência, mas para isso é preciso ter alguns cuidados na hora da higienização e conservação dos potes.

Conservando Potes Plásticos

– Armazene as tampas dos potes em superfícies planas para que não entortem;

– Evite líquidos gasosos em potes com a tampa fechada, a pressão pode fazê-lo abrir;

– Evite aquecer em micro-ondas potes plásticos contendo açúcar ou óleo. Por atingirem altas temperaturas, os potes podem entortar ou derreter;

– Lave seus potes manualmente. Máquinas de lavar louças podem riscar ou danificar as peças;

– Aguarde até que os alimentos ou molhos esfriem antes de armazená-los em seus recipientes, isso reduz consideravelmente a formação de manchas e evita que o plástico se deforme;

– Armazene os recipientes levemente abertos ou destampados para permitir que o ar circule. Potes fechados tem mais propensão a reter odores;

– Evite materiais abrasivos, palha de aço ou utensílios afiados na limpeza ou rotina dos potes. Isso pode fazer com que o plástico fique opaco e arranhado e permite a infiltração de manchas;

– Cuidado com fogo, forno e gorduras quentes, pois são fatores que poderão inutilizar os potes.

potes plásticos

Tirando manchas e gorduras dos potes

Veja o passo a passo a seguir para completar essa tarefa:

  1. Tampe a pia e encha-a com água quente.
  2. Feito isso, deixe os recipientes engordurados de molho na água por algum tempo.
  3. Coloque então detergente neutro no lado macio de uma esponja e esfregue a parte interna dos recipientes.
  4. Enxague tudo com água morna e depois fria e seque com papel toalha.
  5. Leve os recipientes para secar na luz solar por alguns minutos e pronto!

Como tirar odores impregnados nos potes plásticos?

Se tem um fator que muitas vezes incomoda é o cheiro que impregna nesses recipientes. Aí, quando vamos usar o pote para armazenar outro alimento, o cheiro impregnado acaba tirando o sabor da comida.

Por isso, é importante saber como lidar nessa situação. Existem duas maneiras para se fazer isso:

  1. Misture à proporção de uma colher de bicarbonato de sódio para cada meio litro de água morna. Deixe essa solução dentro dos recipientes por algumas horas ou de um dia para outro. Por fim, lave com água e detergente neutro.
  2. Corte pedaços grossos de repolho, armazene dentro do pote e tampe.
    Deixe descansar por no mínimo 12 horas. O repolho vai eliminar as substancias que causam o mau cheiro. Depois é só lavar com detergente neutro!

Essas foram as nossas dicas de hoje para vocês manterem os potes plásticos limpos e conservados. Continue acompanhando o blog para mais conteúdo sobre o tema!



Compartilhar

Related Post

2 comentários em “Dicas de conservação e limpeza de potes plásticos

    1. Olá Lenise, como vai? Sim, os potes plásticos Pleion podem ir ao microondas (é recomendado que sem tampa durante o aquecimento) e ao congelador, numa temperatura de até -20ºC 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


A Pleion se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

Aceito