contaminação alimentar

Alimentos | Aprenda a armazená-los corretamente e evite contaminação

contaminação alimentar Você armazena bem os alimentos ou nunca se preocupou com isso? Essa é uma questão que vai além da organização da geladeira ou cozinha, sendo essencial para se manter longe dos microrganismos e preservar toda a saúde, sabor e qualidade dos alimentos.

Saiba que o risco de contaminação é alto quando não ficamos atentos ao prazo de validade ou simplesmente nos “esquecemos” dos produtos na geladeira. E mais que um gosto ruim, alimentos contaminados podem causar desde um enjoo ou mal-estar a uma séria infecção alimentar.

E isso não acontece apenas com a alimentação fora de casa, como em restaurantes self-service ou food trucks, mas principalmente com a comida da nossa casa por conta de mau armazenamento. Para evitar qualquer chance de contaminação, fique atento às dicas do artigo a seguir!

Alguns alimentos e suas formas corretas de armazenamento

1. Carnes: Esta é uma das maiores dúvidas das pessoas! Dê preferência para armazenar em pequenas quantidades, assim facilita o descongelamento, evita desperdícios e chances grandes de contaminação. Guarde a carne crua no congelador a 4°C; quanto a carne já pronta, também pode ser no congelador, por até 3 dias.

2. Peixes: Devem ser armazenados a 2°C e podem ser congelados depois de cozidos por até 24h;

3. Maionese: Este é um produto muito fácil de ser contaminado, pois geralmente contém leite e ovo na receita. Armazene em pote bem higienizado, com tampa totalmente vedada; se preferir, vede melhor com um papel filme plástico, assim a tampa não entra em contato com o produto. A maionese dura até 3 dias bem conservada na geladeira. Não precisa congelar.

pote bioprátiko 0515
(0515)

4. Feijão: O feijão cru pode ser armazenado em temperatura ambiente. Quando cozido, armazene no congelador a 4°C por até 3 dias. Priorize embalagens com vedação total.

5. Verduras, frutas e legumes: A maioria desses alimentos pode ser armazenada em temperatura ambiente, mas na geladeira duram um pouco mais de tempo. Quando cortados, devem ser armazenados em recipientes seguros a 10°C. Quanto às folhas, ideal armazenar da parte do meio para baixo da geladeira.

pote bioprátiko com tampa
(0515)

6. Ovos: Guarde sempre na geladeira para manter os ovos saudáveis. Não realize higienização antes de guardar, apenas quando for utilizar cada um deles. Quanto a ovos cozidos, se tiver que guardar, guarde na geladeira com a casca ainda. Se sobrou ovo pronto no seu almoço ou jantar, o ideal é não guardar, pois o risco de contaminação é alto.

7. Sobras de almoço/janta: Logo após a refeição, esses alimentos devem ser armazenados. Quanto mais tempo passarem no fogão ou em cima da mesa, maiores são as chances de contaminação. Se guardar na própria panela, deixe bem fechado. O ideal é dividir os alimentos em potes bem vedados para preservar a qualidade e sabor de cada um.

Fonte: Saúde IG.com.br/Perform Pak.

Outras dicas para armazenar corretamente os alimentos

  • Não guarde diferentes tipos de alimentos num mesmo recipiente, assim são maiores as chances de contaminação cruzada, ou seja, de um alimento ruim transmitir o problema para o outro;
  • Dê preferência sempre para recipientes com boa vedação, mesmo na geladeira; os chamados potes herméticos são as melhores opções; os potes bioprátikos com tampa da Pleion são um ótimo exemplo para deixar seus alimentos livres de contaminação;
pote empilhável com tampa
(0451)
  • Coloque na frente da geladeira e em fácil alcance os alimentos que estiverem com data de validade mais próxima; isso não vale apenas para alimentos em embalagens, como também frutas e verduras que estão há mais tempo na geladeira;
  • Tá sem espaço na geladeira para tanto pote? Compre conjuntos de potes, pois o encaixe é semelhante e você pode empilhar de forma segura.
potes com tampa
(0311)
  • Fique atento à temperatura mais adequada a cada tipo de alimento, pois é justamente isso que influencia na proliferação ou não dos microrganismos e suas toxinas; normalmente, nas embalagens, vem descrito;
  • Vai descongelar? Descongele dentro da geladeira mesmo, nas bandejas de baixo. Para evitar que molhe a geladeira ao descongelar uma carne, por exemplo, você pode usar as bandejas bioprátikas da Pleion, que são práticas e multiuso para te auxiliar em vários momentos.
bandeja bioprátika
(0507)

Curtiu as dicas? Siga então o Instagram da Pleion pra ficar por dentro das novidades em produtos e soluções para o seu dia a dia. Escolha Pleion e faça parte de uma vida muito mais bioprátiko!



Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


A Pleion se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

Aceito