Aprenda a descongelar os alimentos corretamente

Congelar os alimentos é uma opção que a vida moderna nos trouxe para otimizar nosso tempo na cozinha, além de ser um método para conservá-los por mais tempo. Mas em meio à pressa, correrias e “jeitinho brasileiro”, o descongelamento é quase sempre feito de qualquer jeito, o pode interferir nos nutrientes, causar contaminação ou afetar no sabor e textura dos alimentos.

E será que você está descongelando corretamente? Confira algumas das dúvidas mais comuns sobre o assunto e o que deve ser feito a seguir!

5 dúvidas sobre como descongelar alimentos corretamente

1. Descongelar dentro ou fora da geladeira?

Melhor dentro! É mais seguro descongelar de forma gradual, sejam carnes ou verduras. Tire do freezer/congelador no dia anterior (12h a 24h antes do uso) e coloque na prateleira inferior na geladeira ou na gaveta de cima, caso a temperatura não esteja tão baixa.

E então, o alimento vai desgelar de forma segura e poderá ser preparado/requentado em até um dia.

2. E pra descongelar na hora, como fazer?

Pra quem esqueceu de descer para a prateleira no dia anterior ou não teve tempo, pode usar o micro-ondas sem problema. A maioria dos modelos conta a com função descongelamento, que diminui a potência do aparelho para o aquecimento; alguns modelos já sugerem o time e potência para os alimentos, que pode variar desde 3 a 10 minutos. Certifique-se que o pote usado seja seguro para ir ao micro-ondas.

Outra opção pra quem não tem micro-ondas é transferir o alimento do pote para um saco plástico bem fechadinho e mergulhar em uma vasilha com água quente. Deixe por alguns minutos e o alimento vai amolecer facilmente. Para alimentos muito congelados, troque a água, colocando quente novamente.

3. Pode usar água corrente pra descongelar?

A técnica de lavar a comida em água corrente para descongelar nunca é indicada, pois as chances de perder os nutrientes é muito alta. Muitas pessoas fazem isso com suas carnes e ingredientes de saladas no dia a dia, confiando numa alimentação nutritiva, mas acabam tendo uma alimentação bem pobre.

Sem falar no sabor, que pode mudar consideravelmente, ou até sumir. Use água apenas como uma técnica para deixar o alimento “de molho”, ainda dentro de uma embalagem segura, sem contato direto com a água (como sugerido na dúvida 2).

4. Por até quanto tempo o alimento pode ficar congelado?

Mesmo congelado, o prazo de validade de um alimento continua correndo, ainda que mais lentamente. Saiba que cada prazo varia de acordo com cada alimento. Carnes bovinas, por exemplo, pode durar até 12 meses em alto congelamento; enquanto que frutas podem chegar a 9 meses.

Para não haver esquecimento ou desperdício dos congelados, a dica é identificar em cada embalagem o conteúdo do pote, se possível anotando data de fabricação, validade ou dia que você congelou, para ter ciência.

E pode confiar quando o assunto é segurança, pois os potes da Pleion têm alto padrão de qualidade, excelente durabilidade e são produzidos com matérias-primas 100% virgens, sem a presença do Bisfenol A (substância tóxica que pode transferir para alimentos). Cuide da sua segurança alimentar! A Pleion tem os melhores potes para suas melhores refeições sempre!

E-book Plásticos Multiuso

Todos os produtos Pleion são produzidos levando em conta uma coisa: eles devem ser multiuso. Mas será que você sabe como usá-los para diversas finalidades? Baixe o nosso e-book e descubra várias utilidades para os utensílios plásticos Pleion:

MultiUso



Compartilhar

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


A Pleion se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

Aceito