Carreira de Personal Organizer

Personal Organizer: Como começar a carreira?

Essa profissão, que surgiu nos Estados Unidos com o boom do consumismo, tem atraído bastante adeptos. Sabendo disso, elaboramos um post para mostrar como iniciar sua carreira de Personal Organizer. Confira!

Carreira de Personal Organizer

Conhecido também como Organizador Profissional, o Personal Organizer é aquele qualificado para levar soluções eficientes de organização diária, criando ambientes funcionais e práticos.

Mas se você pensa que se trata apenas de organização, está muito enganado – o trabalho desse profissional leva outras vantagens a seus clientes, como redução de stress, economia de tempo, aumento de produtividade, melhorias na saúde (alergias, stress), dentre outras.

E o salário, que geralmente varia de 70 a 200 reais a hora, é outro atrativo, visto a grande demanda para esse tipo de serviço, ainda mais em grandes cidades.

O que faz o Personal Organizer? Vamos esclarecer algumas coisas

Várias pessoas tem uma imagem errônea da profissão, acreditando que alguma coisa será jogada fora ou terá de ser doado. Muito pelo contrário, o Personal Organizer sugere e apresenta melhorias que levem eficiência a quem é atendido. Ninguém é obrigado a se desfazer de nada!

As soluções são personalizadas de acordo com cada caso e são elaboradas para ser duradouras, podendo ser mantidas por um bom período de tempo. Elas podem ser aplicadas em qualquer ambiente da casa. Mas, para que isso seja feito com qualidade, é preciso qualificação – um fator fundamental na carreira de Personal Organizer.

Veja, a seguir, como iniciar a carreira como Organizador Profissional.

Converse com um profissional que já atua no mercado

Esta é uma ótima iniciativa para entender, na prática, como funciona o mercado de um Organizer. Entenda e veja como vender o serviço, o que é preciso para trabalhar e como ganhar experiência.

Identifique também as melhores oportunidades: são empresas ou pessoas físicas? Qual é mais vantajoso? Quais cursos preciso ter para atender tais segmentos? E assim por diante, confira onde e como atuar, de acordo com o seu perfil e ambições.

Qualificação – O primeiro passo para se tornar um Personal Organizer de sucesso

Existem diversos cursos de treinamento e aprimoramento de habilidades no ramo, e o ponto básico é analisar quais são aqueles com melhor custo-benefício.

Verifique quais são os mais conceituados e comece a aplicar o que aprendeu o quanto antes, na sua própria casa e também na de amigos e familiares, para já ir se acostumando com o trabalho.

Habilidades Pessoais

Muito além de apenas organizar, o contato com pessoas é um fator determinante no sucesso como Personal Organizer, visto que você terá de dialogar e conhecer mais sobre os hábitos e espaços pessoais de cada um.

Imagine alguém chegando até sua casa e simplesmente dizer: “Isto está errado. Precisamos mudar”. É invasivo. Portanto, trabalhe a sua cominação e empatia, a ponto de auxiliar seus clientes a mudar os hábitos e implantar soluções de forma amigável e natural.

Especialize-se em um nicho

Mesmo não sendo obrigatório, a especialização é um diferencial bem interessante que pode valorizar seus serviços.

Hoje o mercado disponibiliza uma grande gama de cursos específicos, que vão desde a simples organização da casa até a organização baby, para famílias que tiveram seu primeiro filho recentemente e podem ficar meio perdidas com mamadeiras, fraldas, cobertores, espaços para a criança e como acomodar tudo isso no dia a dia. Nesse sentido, há ainda especializações que ajudam no planejamento financeiro da família.

O mesmo serve para empresas: especializar-se no segundo setor pode abrir novas portas para que você leve organização para companhias.

O meio online deve ser considerado

Divulgar seus serviços é fundamental e, além do boca a boca, as mídias sociais podem atrair bastante interessados. Facebook, Instagram, Blogs e Websites são ótimas maneiras para mostrar quem você é, dar dicas, evidenciar suas capacitações e promover quaisquer outros fatores que ajudem no processo de venda.

Faça parte de Grupos de Organizers e Atualize-se sempre

O Facebook possui algumas páginas e grupos específicos de Personal Organizers, nos quais você pode conhecer pessoas e trocar experiências, buscando aprimorar-se sempre.

De uma forma geral, essa profissão tem amplo mercado de expansão e o sucesso depende de você mesmo, visto que a maioria trabalha como autônomo. Por isso, trabalhe as suas técnicas de venda, habilidades pessoais produtos de qualidade, além da própria organização.

Quando falamos de produtos de qualidade, nos referimos às soluções que serão entregues aos clientes: muitas vezes, é preciso de produtos para auxiliar na organização, como caixas plásticas, por exemplo, um utensílio muito usado devido a seu ótimo custo-benefício.

Caso queira ver a variedade de maneiras nas quais as caixas podem ser utilizadas, basta acompanhar o nosso blog para obter dicas práticas da usabilidade dos produtos Pleion.

Você também pode baixar o nosso eBook 100% gratuito com dicas de organização simples, baratas e eficientes:

Potes, Bacias e Caixas Plásticas MultiUso

Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdo sobre organização no dia a dia!



Compartilhar

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *