Otimize a limpeza da casa: Veja algumas dicas

No artigo de hoje mostraremos algumas dicas que facilitam a limpeza da casa, fazendo com que você gaste menos tempo nessa tarefa e o resultado seja ainda melhor. Confira!

Otimize a limpeza da casa

Antes de falarmos da faxina, existem certas coisinhas que precisamos esclarecer:

1- Quanto à organização:

Um dos erros mais comuns é tentar organizar a casa ao mesmo tempo em que faz a limpeza. Pode até dar certo, mas o tempo gasto fazendo as duas juntas é muito maior. Portanto, é preferível que a casa já esteja organizada antes de começar a faxina.

Para organizá-la de maneira prática e sem gastar altas quantias, você pode usar caixas plásticas, bandejas e organizadores. Veja exemplos de alguns cômodos:

– Quarto Infantil

Organização do Quarto Infantil

Guarde os bichinhos de pelúcia em bandejas plásticas, fazendo com que fiquem arrumados e à mostra. Também é possível usar caixas plásticas com tampa para os demais brinquedos.

– Lavanderia

Organização da lavanderia

– Garagem

Organização da Garagem

Caso queira saber mais sobre como dar um up em sua garagem, elaboramos um post só sobre isso. Clique aqui para ler.

Quer ver algumas dicas de como organizar a casa inteira de forma barata e eficiente? Leia “Aprenda a organizar tudo o que precisar com potes, bacias e caixas plásticas”.

2- Quanto à rotina:

É importante dizer também que criar uma rotina facilita bastante, pois as tarefas já ficam pré-estabelecidas e você não se perde no meio do caminho. E quando dizemos rotina, não estamos nos referindo a algo engessado, que deve ser cumprido à risca, mas sim como um passo a passo para te auxiliar.

Existem duas maneiras de traçar esse passo a passo e isso deve ser feito de acordo com o seu próprio modo de limpar. Na primeira, você estabelece um dia da semana para a limpeza da casa e a ordem dos cômodos que serão limpos. Já na segunda, você distribui as tarefas nos dias da semana. Veja a seguir como fazer isso de forma eficiente.

Essas duas considerações antes da faxina já vão ajudar bastante para que essa tarefa não tome tanto tempo e seja mais tranquila, pois você não precisará parar várias vezes para organizar certos itens.

Limpando a casa 1 vez por semana

Para aqueles que gostam de um resultado excelente e tem um tempinho de sobra, nem que aos fins de semana, a rotina de limpeza da casa de 1 vez por semana é a ideal. Uma dica é começar pelo cômodo mais difícil, já que no início você tem mais energia.

Banheiros

Limpe o vaso sanitário, a cuba e a bancada da pia, o boxe, espelhos varra e lave ou passe um pano no piso. Por fim, troque as toalhas. Não se esqueça das janelas e dos azulejos.

Quartos

Troque a roupa de cama, tire o pó dos móveis, varra (não se esqueça de arrastar os móveis maiores e varrer a parte do chão que eles cobrem) e passe um pano no chão. Se quiser, passe um lustra móveis para dar um toque final. Se tiver roupa lavada para guardar, essa é a hora.

Cozinha

Limpe a pia e o ralo, a mesa e outras superfícies, o microondas, a geladeira, o fogão e os armários. Por fim, varra e lave ou passe pano no piso.

Sala

Tire o pó dos móveis e de todos os itens em estantes e afins. Varra e passe pano no chão. Atenção ao limpar aparelhos eletrônicos!

Limpando a casa em partes

Esse método é usado para aqueles que normalmente não tem muito tempo de sobra ou não gostam de dedicar várias horas seguidas à faxina. A ideia aqui é destinar de 30 minutos a 1 hora diária para pequenas tarefas. Por exemplo:

Segunda-feira: passar pano e tirar pó dos quartos.

Terça-feira: tirar o pó da estante e trocar roupa de cama.

E assim por diante, vá adequando as tarefas diárias de acordo com a rotina.

Como pudemos perceber no decorrer do post, muitas vezes a demora da faxina não está na própria faxina em si, mas na falta de organização da casa, fazendo com que a limpeza seja interrompida várias vezes.

Portanto, antes de limpar, organize. Depois é só colocar a sua música favorita e mãos à obra… ou melhor, mãos à faxina!



Compartilhar

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


A Pleion se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

Aceito