Organização oficina

Dicas fáceis de organização para a sua oficina

Organização oficina

Seja uma oficina profissional ou aquela de garagem que muitos têm em casa, é muito importante que este lugar seja sempre limpo e organizado. Costumam ser muitas peças e ferramentas, desde uma pequena broca a grandes kits, e ter tudo bem organizado otimiza pequenos e grandes trabalhos no local.

Saiba que com pequenas atitudes, paciência e algumas melhorias em hábitos rotineiros será muito mais prático e fácil trabalhar na sua oficina. Confira as dicas que separamos pra você a seguir!

Como organizar a sua oficina?

1. Organize e armazene corretamente as suas ferramentas

Primeiramente, reúna todas as suas ferramentas em cima da bancada e separe-as por categorias. Cada tipo de ferramenta ou kit deve ficar num compartimento diferente, para não haver confusão na hora de usar ou guardar, e ainda evita que você perca alguma peça ou item.

Ferramentas

Você também pode organizar de acordo com a sua frequência de uso, separando por caixas aqueles kits que sempre lhe atendem em determinados momentos, deixando-os à vista na hora de armazenar. Isso traz benefícios como organização do espaço e economia de tempo.

Para isso, não deixe de contar com caixas organizadoras, como estes modelos da Pleion. São caixas práticas, com tampa para preservar bem seus itens e ainda são transparentes, para você sempre visualizar o conteúdo que há dentro. Escolha as caixas de acordo com o tamanho das peças e organize bem a sua oficina. Separe por kits de pintura, de alicates, de parafusos, etc.

Caixas organizadoras
[0310]
Caixas organizadoras
[0310, 0320, 0330]
Caixas organizadoras
[0340]
Caixas organizadoras
[0425]

2. Faça um painel para as ferramentas mais usadas

Além de separar e guardar suas ferramentas com cuidado e segurança, você também pode fazer um painel para pendurar as principais ferramentas de uso diário ou mais frequente na sua oficina. Também pode pendurar aqueles objetos fáceis de sumir sem deixar vestígios, o que ocorre muito nas oficinas.

O melhor local para esse painel é próximo à sua mesa ou bancada de trabalho na oficina. Se você atuar com mais de uma pessoa no espaço, havendo mais de uma bancada, considere fazer também mais de um painel para expor as ferramentas usadas por cada pessoa.

Ferramentas

Na hora de escolher como fazer este painel, vai depender muito do seu orçamento ou dedicação para criar algo. Você pode investir e fazer um painel planejado, o que é mais caro, ou até mesmo transformar uma simples chapa de metal ou madeira nesse painel, anexando ganchos para pendurar suas ferramentas ou prateleiras para apoiá-las.

Dependendo do tipo de parede da sua oficina, você pode apenas anexar os ganchos, sendo um trabalho ainda mais fácil. Além de funcional, as ferramentas bem posicionadas na parede ainda trazem um toque decorativo ao espaço.

3. Organize também a bancada da oficina

Estamos falando apenas das ferramentas, mas e quanto ao espaço onde o trabalho realmente acontece, que são as bancadas? Para facilitar ainda mais, sua bancada pode conter caixas abertas ou bandejas para facilitar o uso das ferramentas e também na organização da mesa, tanto antes, durante e depois do seu trabalho.

Um ótimo exemplo para deixar na bancada e facilitar o alcance das suas ferramentas são as caixas empilháveis da Pleion. Elas ficam empilhadas sem que uma caixa pressione a outra por baixo, ou seja, as ferramentas permanecem em bom estado, sem arranhões ou defeitos. E quando quiser alguma ferramenta de outra caixa, basta trocá-las de posição, sem bagunça na mesa. Fácil, não?

Caixas empilháveis
[0507]

4. Mantenha a oficina sempre limpa

Além da organização, a limpeza também é muito importante, principalmente em oficinas profissionais onde você recebe clientes, sendo necessário passar uma boa impressão. Essa limpeza deve fazer parte da rotina e não em dias aleatórios.

A cada trabalho finalizado, as ferramentas devem ser limpas e guardadas separadamente e o local higienizado, assim você poupa acúmulo de sujeiras com o tempo, sejam de graxas, sprays ou tintas, por exemplo. Certos produtos usados em oficinas quando não são limpos no momento certo causam manchas e até corroem superfícies, portanto a higienização após o trabalho é essencial para a preservação dos materiais e do espaço.

Quanto a produtos que mancham ou possam pingar facilmente, é importante guardá-los separadamente e da forma correta. Procure estabelecer um local só para eles, longe de tecidos e das suas ferramentas, como numa estante ou gavetas isoladas. Neste exemplo abaixo, vemos tintas e sprays separados numa caixa bioprátika da Pleion, não colocando superfícies em risco. Adote práticas assim!

Caixa bioprátika
[0410]

5. Delimite as áreas da sua oficina

Por último e não menos importante, a dica é separar as áreas da sua oficina por funções ou funcionários. É válido evitar que qualquer atividade seja feita em qualquer bancada, pois isso facilita na bagunça e até perda de peças ou ferramentas, além de que visualmente torna-se um lugar desorganizado.

Oficina

Cada local da oficina deve ter seus materiais específicos de uso, o que vai facilitar na agilidade do trabalho, evitar retrabalhos e também deixar mais fácil a organização e limpeza ao final do trabalho. Quanto aos itens de uso em comum por mais de uma área, crie uma mesa ou prateleira à parte para o uso coletivo.

_

Curtiu? Dicas como estas vão facilitar muito o seu dia a dia na oficina, seja você mecânico profissional ou uma pessoa que gosta de por a mão na massa e preserva bem suas ferramentas em casa. E lembre-se: não deixe de contar com as caixas organizadoras e empilháveis da Pleion para facilitar ainda mais seus trabalhos. Até a próxima!



Compartilhar

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *