act_pleion_post_blog_dicas_sobre_como_armazenar_alimentos_01

Como guardar alimentos em potes plásticos na geladeira?

A geladeira é um ótimo local para armazenar comidas em geral, ainda mais em potes plásticos, que são de fácil acesso e baratos. Porém, é preciso fazer da maneira correta, para que não estraguem e nem percam seus nutrientes. Confira no post de hoje como guardar alimentos em potes plásticos na geladeira.

guardar alimentos em potes plasticos na geladeira

Importância de guardar alimentos corretamente na geladeira

Para proporcionar uma vida mais saudável para você e sua família, é importante sempre garantir que o armazenamento, a conservação e o reaproveitamento dos alimentos em potes plásticos sejam feitos da maneira correta. Do contrário, além de a aparência do alimento ser afetada, há perda nutricional, já que a maior parte das vitaminas é sensível à temperatura e ao oxigênio.

Sendo assim, qualquer alimento depois de aberto, ou frutas e legumes depois de cortados, perdem nutrientes. Com alguns cuidados, que veremos a seguir, é possível minimizar esse problema.

Outro inconveniente mais grave que pode decorrer da má conservação de alimentos, é a deterioração. Quando um alimento está estragado, significa que ele sofreu ou está sofrendo a ação de micro-organismos que proliferam no calor e na umidade. Então, quanto mais água existir na composição desse alimento, e quanto maior a temperatura do ambiente, mais suscetível ele estará à decomposição.

Os alimentos que sofrem mais rapidamente este processo são os que contêm muitas proteínas, como peixes, carnes, aves e laticínios. Em contrapartida, quanto mais gorduroso o alimento for, em geral, mais resistente também ele será.

A refrigeração é a melhor forma de prevenir esse problema, pois a baixa temperatura reduz a velocidade de crescimento bacteriano e a perda de nutrientes. Já fizemos aqui no blog um post ensinando em que parte da geladeira armazenar os diferentes tipos de alimentos, mas hoje vamos falar sobre como conservá-los corretamente.

Alguns alimentos cozidos, por exemplo, podem ser congelados, mas nem sempre essa é uma opção viável, considerando que, com a rotina corrida da maioria das pessoas, muitas vezes a ideia é tê-los à mão e já prontos para serem consumidos. Sendo assim, quando a geladeira é a melhor alternativa é preciso se certificar de que os alimentos sejam acondicionados em potes plásticos, entre outros cuidados que veremos a seguir.

alimentos em potes plasticos

17 Dicas de como conservar e guardar alimentos na geladeira

1- Capacidade da geladeira

Não deixe a geladeira muito cheia. Isso pode comprometer a capacidade de resfriamento;

2- Derivados do Leite

As prateleiras mais altas são também as mais frias. É lá que devem ficar os derivados de leite, porque a proteína se deteriora mais rapidamente;

3- Cru versus cozidos

Não deixe alimentos crus e cozidos nas mesmas prateleiras. Os crus podem contaminar aqueles que já estão preparados;

4- Sem forrar

Não forre as prateleiras da geladeira com plásticos ou toalhas. Isso dificulta a circulação do ar frio e prejudica o bom funcionamento do aparelho;

5- Estragado? Para o lixo!

Geladeira e freezer apenas conservam, ou seja, não adianta armazenar um alimento que já começou a se deteriorar. Mesmo que você coloque em prática as regras de conservação, o processo não será interrompido ou revertido;

6- Higiene contínuo

Mantenha a geladeira sempre higienizada. Isso é fundamental para evitar micro-organismos nocivos à saúde;

7- Talheres

Uma vez usados, os talheres não podem voltar ao recipiente, pois isso vai antecipar a deterioração do alimento;

8- Enlatados

Enlatados ou sachês devem ser transferidos para potes plásticos para alimentos com tampa para evitar a ferrugem;

9- Cozidos

O que for cozido deve ser colocado nas prateleiras superiores e consumido no prazo máximo de 48 horas;

10- Verduras

Verduras para salada devem ser guardadas secas e frutas sempre tampadas;

11- Evite a contaminação dos ovos

Os ovos não devem ser colocados na porta da geladeira porque sofrem constante choque térmico, favorecendo a contaminação. O ideal é que fiquem nas prateleiras intermediárias em porta-ovos com tampa.

organizador plástico

12- Apenas água e suco na porta da geladeira

Na porta da geladeira, a variação de temperatura é maior, então o ideal é deixar somente água e suco;

13- Alimentos cozidos sempre na geladeira

Quando o alimento cozido fica mais de duas horas exposto em temperatura ambiente, mesmo que seja levado à geladeira, há o risco de contaminação. Consuma o mais rápido possível;

14- Descongelar

Um descongelamento seguro deve ser feito sob refrigeração;

15- Potes plásticos com tampa – sempre

Utilize recipientes plásticos com tampa para tudo que precise ser armazenado e conservado. A tampa é importante porque protege da contaminação;

16- Não deixa a geladeira aberta

Evite deixar a porta da geladeira aberta, sempre observe a borracha. Deixá-la aberta permite a entrada de ar, facilitando a contaminação dos itens em seu interior. Além disso, é gasto mais energia para mantê-la refrigerada.

17- Temperatura

Verifique a temperatura do refrigerador que deverá está marcando 4,5°C ou menos e congelamento -18°C ou menos;

Manter a higienização de potes plásticos e caixas organizadoras é fundamental para garantir a qualidade dos alimentos armazenados e evitar possíveis intoxicações alimentares. Por isso, não esqueça de lavá-los corretamente após o uso.



Compartilhar

Compartilhar:

Conteúdos que você pode se interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *