Guardando e preservando alimentos da feira

Como guardar corretamente alimentos da feira? E preservá-los também…

Os alimentos de feira são mais naturais, portanto, tendem a estragar com mais facilidade do que os industrializados. Para você que quer conservar por mais tempo frutas, raízes, folhas e vários outros itens, elaboramos esse post com dicas super práticas e que funcionam muito bem. Fique por dentro!

Guardando e preservando alimentos da feira

Com certeza já aconteceu, pelo menos uma vez, de você querer fazer aquela saladinha saborosa ou até mesmo comer uma fruta e, quando vai pegá-la na geladeira ou na fruteira, ela já está “passada”, com uma coloração mais escura (nas frutas) ou mais amarelada (nas saladas). Lá se vai sua refeição…

Para evitar esse tipo de problema e permitir que você tenha uma alimentação mais saudável, separamos alguns truques para você usar no seu dia a dia.

Obs: o calor acelera o processo de apodrecimento dos alimentos, portanto, mais cuidado nessa época do ano. A geladeira é uma ótima aliada para manter uma temperatura amigável. Confira as dicas Pleion:

Folhas (Alface, Rúcula)

As folhas são bastante utilizadas em saladas e possuem bastante nutrientes, além de serem deliciosas. Ao invés de guardá-las da maneira como chegam da feira, existe um hábito que você pode adquirir para preservar essas delícias por mais tempo:

1- Lave-as normalmente.

2- Separe as folhas.

3- Separe um pote plástico de tamanho médio.

4- Forre o fundo com um pano de prato mais grossinho ou toalhinha.

5- Certifique-se de que o pote e as folhas estão sequinhos.

6- Coloque as folhas lavadas, uma sobre a outra, dentro do pote e feche com tampa.

7- Guarde na geladeira.

Isso aumenta a vida útil das folhas e também ajuda a manter o sabor. Obs: o paninho que você usou para forrar o pote, devido ao frio da geladeira, provavelmente vai ficar úmido. É normal – a ideia é que ele realmente absorva a umidade. Se não quiser usar um pano, opte por papel toalha para forrar o fundo.

Essa mesma dica vale para brócolis, couve flor e outras verduras. Lave, forre o fundo de um pote plástico e leve à geladeira.

Exemplo de potes que pode ser usados:

Potes para guardar saladas

Pote plástico 0310 – Pleion (Capacidade: 2,5L)

Pote plástico 0320 – Pleion (Capacidade: 5L)

Pote plástico 0330 – Pleion (Capacidade: 11L)

Frutas

Quanto as frutas, é preciso prestar atenção, primeiramente, que algumas frutas não vão à geladeira, como bananas. Em segundo, existem algumas que não devem ser guardadas cortadas na geladeira, como a maçã, que acaba adquirindo coloração escura.

Não entrando em nenhuma das categorias acima, você pode cortar a fruta em pedacinhos e guardar dentro de um pote plástico, desde que ele esteja bem fechado. Além de ser correto, também é prático para quando for comer.

Pote para guardar frutas

Pote plástico 0318 – Pleion (Capacidade 1,3L)

Para conservar ainda mais, todos os dias dê uma olhadinha no recipiente e retire a água acumulada (se houver). Nada de mais: apenas vire o pote na pia e segure as frutas para não caírem.

Normalmente, dentro da geladeira há uma série de diferentes alimentos. O resultado disso é que, quando algo é guardado “solto”, ou seja, sem estar dentro de um pote fechado, seu odor e outros componentes podem se espalhar, fazendo com que outros itens percam o sabor original.

Então não se esqueça: fruta cortada é sempre em pote fechado!

No entanto, se for guardar uma fruta inteira, como maçãs, peras e laranjas (para fazer aquele suco geladinho depois), opte por deixá-las em um recipiente, impedindo que entrem em contato direto com as prateleiras e paredes da geladeira. Não é necessário tampa.

Cebolinha e Salsinha

Temperos bastante utilizados em nossa culinária e facilmente encontrados em qualquer feira, a cebola e a salsinha podem ser lavadas, cortadas e colocadas dentro de um potinho plástico bem fechado ou de um saquinho plástico.

Depois, leve ao freezer para preservar esses itens.

Raízes

Guardar raízes corretamente

Para cenoura, mandioquinha, gengibre e afins, existe uma dica para manter a crocância:

1- Separe um recipiente plástico.

2- Encha-o de água.

3- Guarde a raiz já lavada completamente imersa na água.

4- Feche bem e guarde na geladeira.

Essas foram as nossas dicas de hoje para preservar os alimentos comprados na feira por mais tempo e, assim, evitar o desperdício e se alimentar melhor. Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos.

A Pleion produz potes plásticos multiuso, disponíveis em diversos revendedores por todo o Brasil. Contate-nos para encontrar o revendedor mais próximo de você.



Compartilhar

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


A Pleion se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

Aceito