Organização no inverno

5 dicas de limpeza e organização para fazer no inverno

Quando as temperaturas caem, nossa imunidade costuma cair também e resfriados, gripes e alergias podem ser bem comuns. Por isso, o ideal é manter a casa bem organizada e limpa no inverno, a fim de proteger toda a família. Pensando nisso, montamos um texto bem legal com dicas de limpeza e organização para fazer na sua casa nesta época do ano. Confira!

Organização no inverno

Importância da organização no inverno

O inverno chega e traz com ele baixas temperaturas e baixa umidade, abrindo portas para os mais variados problemas respiratórios. Os cuidados com a saúde devem ser primordiais, como hidratação em dia e alimentação rica em vitamina C, principalmente para públicos mais sensíveis às mudanças climáticas, como crianças e idosos. E em segundo lugar, é necessário cuidar da casa, o que também ajuda a manter a saúde firme e forte.

De fato, o frio nos deixa mais “preguiçosos” e, mesmo sem querer, alguns pontos na limpeza e organização da casa podem ser negligenciados, o que pode gerar acúmulo de poeira ou de bagunça pela casa.

Outro ponto que merece atenção no inverno é que costumamos deixar as janelas e portas fechadas para bloquear passagem dos ventos frios, o que colabora para o surgimento de alérgenos como ácaros ou mofo em roupas, na cama, dentre outros móveis e tecidos. E esses seres não são nada bem-vindos.

Você não quer nada disso em casa no inverno, né? Então se liga nas dicas de organização e limpeza abaixo para colaborar com a sua saúde em meio às baixas temperaturas:

1. Deixe o ar circular dentro de casa

Sim, está frio, mas é muito importante não deixar as janelas e portas fechadas o tempo todo. Pelo menos uma vez por dia, por 30 minutos, abra as janelas e deixe o ar circular pelo ambiente.

Organização no inverno

Uma simples fresta aberta durante todo dia já ajuda muito a combater o surgimento dos alérgenos. Lembre-se de abrir pelo menos duas brechas para o ar entrar e ter por onde sair. E, se possível, abra as cortinas pegar Sol nos móveis, ajuda bastante!

2. Adote a decoração “Menos é mais”

Se você busca uma limpeza mais prática para o dia a dia, como menos acúmulo de pó, seja no inverno ou não, vale a pena dar uma revisada nos itens expostos no seu hack ou estantes. Quanto menos coisas estiverem aparentes, mais fácil a limpeza do dia a dia se torna. Isso inclui objetos de decoração, souvenirs, dentre outros.

Organização no inverno

Itens à mostra podem acumular muito pó, o que pode ser péssimo para os alérgicos, além de difícil de limpar. Sendo assim, armazene os “excessos” em potes e guarde-os; deixe em fácil alcance caso você precise deles com certa frequência. As Caixas Bioprátikas da Pleion podem te ajudar bem com isso, pois são bem práticas, de todos os tamanhos e cabem o que você precisa guardar.

Caixa Bioprátikas
0320

3. Evite tecidos que acumulem pó

Ainda falando sobre evitar o acúmulo de pó, procure evitar certos tecidos de mantas, toalhas, tapetes ou cortinas na sua casa que possam favorecer o surgimento dos ácaros e mofo. Um bom tecido que facilita muito a limpeza é o microfibra, além de que dispensa uso de químicos para limpá-lo.

Os tecidos decoram tão bem nossas casas, né? Mas pelo menos nessa fase fria do ano, para evitar estímulos para as doenças respiratórias, deixe apenas o necessário em exposição. E é muito importante guardar aquilo que não está usando em locais limpos e arejados, a fim de não acumular poeira ou mofo e você usá-los sujos depois. Para isso, as Caixas Organizadoras Multiuso da Pleion são perfeitas e ainda deixam os ambientes bem organizados.

Caixa Multiuso Organizadora
0570

4. Cuide também seu guarda-roupa

Procure abrir também as portas do seu guarda-roupa de vez em quando, para o ar circular em meio às suas roupas, para evitar também a aparição dos alérgenos. Esses cuidados valem inclusive para outras épocas do ano, para assim no inverno, as roupas de frio não estarem contaminadas.

Além da ventilação, a forma como você guarda suas roupas também influencia na durabilidade das peças, principalmente roupas que você não usa com tanta frequência. O certo é colocá-las em embalagens à vácuo ou caixas plásticas organizadoras. Confira aqui mais dicas para organizar seu guarda-roupa!

5. Limpeza para combater o mofo

Para combater o mofo, procure fazer limpezas com água (passar pano no chão, lavar banheiros) durante o dia, pois piso e paredes demoram mais para secar, aumentando as chances de mofo. Os banheiros, por acumularem umidade devido ao vapor do chuveiro, são cômodos propícios ao surgimento desse problema. Então, fique atento!

Caso o mofo apareça, existem diversas alternativas para combatê-lo, como aplicar uma mistura de bicarbonato de sódio (3/4 de xícara) diluído num balde de água quente. Esfregue na parede “contaminada” com uma escova de cerdas duras. Aproveite e também organize corretamente seus itens de limpeza com as Bandejas Bioprátikas da Pleion, deixando tudo em fácil alcance.

Bandeja Bioprátika
0757

Todos esses cuidados nas tarefas diárias resultam em um ambiente mais protegido e limpo, portanto, mais saudável. Esperamos que você tome as devidas precauções e combata os males trazidos pelo inverno. Continue acessando o nosso blog para mais conteúdo!



Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


A Pleion se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

Aceito